Cronograma capilar, descubra o que é e como criar o seu

cronograma-capilar

O cronograma capilar nada mais é do que um roteiro de cuidados com os cabelos, que tem como principal objetivo repor massa e nutrientes que são perdidos diariamente. Então, se os seus fios estão ressecados ou porosos, com pouco brilho ou quebradiços, investir em um cronograma deve ser a solução perfeita para você!

Etapas do cronograma: para que servem

O cronograma capilar é composto sempre por três etapas que serão intercaladas: hidratação, nutrição e reconstrução. Essas etapas serão distribuídas ao longo de 07 dias, sendo que cada uma das etapas será realizada com intervalo de 48 horas.

Hidratação: Muitos acreditam que essa á a única fase existente e necessária para deixar os cabelos bem cuidados. Só que sozinha ela não é capaz de solucionar e reparar todos os danos causados diariamente aos fios. A principal função da hidratação é repor água dos fios, assim, reduz o ressecamento, e dá maciez para os fios.

Nutrição: Etapa responsável pela reposição de nutrientes e lipídios perdidos rotineiramente pelo uso de secador, exposição à luz solar, lavagem, chapinha e uso de química. A nutrição trata o frizz, ajuda a reduzir o volume e sela os fios.

Reconstrução: Tem como principal objetivo repor aminoácidos e proteínas. É por meio dessa etapa que a elasticidade dos fios é normalizada, o que recupera a estrutura dos fios e minimiza os danos causados pelo uso de química.

hidratacao-nutricao-reconstrucao

hidratacao-nutricao-reconstrucao

Produtos certos para cada etapa

Os produtos utilizados na hidratação, geralmente, são compostos por agentes e ingredientes como aloe vera (babosa), pantenol, extrato de frutas cítricas, e glicerina. O uso dos hidratantes deixará seu cabelo leve, com movimento e brilho.

Já os produtos para a etapa de nutrição, geralmente, têm em sua composição compostos como óleo de argan, de oliva, de coco, manteiga de karité, etc. Esses produtos são responsáveis por formar uma película protetora por toda a extensão do fio, impedindo o ressecamento.

O óleo de coco é um dos queridinhos, ele é rico em vitaminas e, pode ser aplicado puro no cabelo. Puro ou em composições ele confere muitos benefícios, como controle do volume, selagem das pontas, ajuda no controle da queda e protege dos efeitos do sol. Então com certeza ele deve fazer parte do seu cronograma capilar.

Você pode utilizar também máscaras que são à base de queratina ou de colágeno esses são ativos que ajudam a repor a massa capilar, tornando os fios mais encorpados e fortalecidos.

Atualmente há uma gama enorme de produtos e marcas disponíveis no mercado, por isso contar com uma ajuda especializada pode ser fundamental para não usar nenhum produto que possa prejudicar o seu cabelo ou sua saúde. Como vimos, o cronograma capilar é uma agenda com os principais cuidados que os seus fios necessitam para estarem sempre belos. Mas, lembre-se que, uma vez que os fios estejam recuperados, você pode criar sua própria rotina  de cuidados e priorizar as etapas de que mais gosta.

Você já montou um cronograma capilar alguma vez? Pretende montar um? Ficou com alguma dúvida? Conta aqui nos comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *