Xarope de beterraba, como fazer e os benefícios

Sempre que uma gripe ou resfriado chega, geralmente vamos atrás de produtos ricos em vitamina C, uma vez que é um dos principais nutrientes utilizados no combate aos sintomas da doença.

Porém, se engana quem pensa que as únicas boas fontes da vitamina são aquelas cápsulas efervescentes que compramos na farmácia. Podemos prepara em casa compostos riquíssimos nesse nutriente, como xarope de beterraba.

Benefícios da beterraba

A beterraba é rica em vitaminas, minerais e em antocianinas. As antocianinas são biocompostos que auxiliam no combate à gripe, especialmente aliviando a tosse. Mas, além disso, o legume pode ser utilizado para diversas finalidades.

Com uma linda cor entre o vermelho e o roxo, e de sabor adocicado, a beterraba tem grande quantidade de antioxidantes e diversos minerais que contribuem para o bom funcionamento do organismo. Quando presente de maneira recorrente na alimentação traz muitos benefícios à saúde. Pois além da vitamina C é rica em outros nutrientes:

  • Fibras
  • Ferro
  • Fósforo
  • Potássio
  • Cálcio
  • Vitamina B1
  • Vitamina B2

Por exemplo, você pode usar a beterraba para ajudar no funcionamento do intestino caso ele esteja preso, para isso, você pode consumir três xícaras (chá) de água do cozimento por dia. Ou então tomar então em forma de suco (sem coar) também 3 vezes ao dia. Essas duas formas de consumo também ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Já se você precisa de ajuda para controlar os níveis de ácido úrico no sangue, o melhor é coma a beterraba ainda em jejum, pela manhã. Pode ser em forma de suco, salada crua ralada.

Na forma de suco, misturada com couve, cenoura e laranja, o legume é muito potente contra a anemia! De preferência consuma todas as versões de suco sem adoçar, se for adoçar utilize mel ou adoçante.

O xarope ajuda a combater a tosse e não é recomendado para gestantes. Foto: iStock, Getty Images

Receita do xarope de beterraba

Agora que você já sabe todos os benefícios que esse legume pode trazer vamos voltar para o nosso tema central para você aprender a preparar a receita de xarope de beterraba.

Ingredientes

01 beterraba

02 colheres (sopa) de açúcar.

Modo de Preparo

Corte a beterraba em fatias finas, coloque em uma tigela misture com o açúcar. Em seguida, coloque essa mistura dentro de um recipiente de vidro com tampa e deixe descansar por 24 horas, ao final desse tempo o seu xarope de beterraba estará prontinho!

Depois de pronto o xarope deve ser tomado 03 vezes ao dia (manhã, tarde e noite), sendo o ideal duas colheres de sopa em cada horário para adultos e uma colher de sopa para crianças.

Esse xarope é perfeito para gripes e resfriados, pois além de aliviar a tosse, as propriedades anti-inflamatórias da beterraba agem contra os vírus (caso seja gripe) e outros agentes externos que podem causar infecção. Porém, o xarope de beterraba é contraindicado em alguns casos: para diabéticos, gestantes e crianças menores de um ano.

Mas, é muito importante ressaltar, que caso persistam os sintomas, procure ajude profissional, não deixe que o quadro se agrave, xaropes caseiros são ótimos, porém não fazem milagre sozinhos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *