Scab Hair – O temível processo da transição capilar

Scab Hair transicao capilar

Scab hair é uma fase em que os novos fios que começaram a aparecer começam a crescer com uma forma diferente, geralmente eles crescem com um aspecto bem áspero e um tanto quebradiço. Normalmente isso ocorre porque esses novos cabelos nasceram quando o couro cabeludo ainda estava se refazendo dos processos químicos que foi feito anteriormente nos cabelos, como o uso de progressivas, relaxamentos, alisamentos, excesso de chapinha entre outros procedimentos. Devido a isso, esses sintomas na fase de transição é normal.

Scab hair muito diferente do que a tradução que é cabelo com sarna, o scab hair é o nome em inglês dado para um processo que aparece justamente quando você resolve deixar o alisamento ou outras químicas de vez. São mechas extremamente ressecadas, que não definem e não dão volume e já nascem destoando do restante do cabelo, quebradiças e opacas.

O que é fazer BC (Big Chop) no cabelo?

O big chop é o processo mais feito para a retirada de toda a química dos cabelos, é o grande corte, é após esse grande corte que é possível ver o scab hair, que é quando os novos fios começam a aparecer. Pode ser um momento muito triste pois se cria uma expectativa de ter de volta os seus cachos e o que aparece não é nem de longe o que se esperava, ao invés disso o que se tem são cabelos com aspecto seco, áspero, quebradiço e sem qualquer definição.

Muita gente tem medo do BC, mas esse pode ser um processo muito vantajoso, como ficar livre de químicas, deixar de gastar tanto tempo com os cabelos, sem contar na economia que será feita. Muitas mulheres começam com as químicas, relaxamento e alisamento muito cedo e isso sempre irá interferir no crescimento de madeixas bonitas e naturais.

Quanto tempo dura o scab hair?

Não fique desanimada! O scab hair é somente uma fase do processo e é passageiro. É o processo que o couro cabeludo esta se reestruturando, logo logo suas madeixas estarão de volta com a textura, volume e forma que você tinha antes de começar com as químicas.

A duração desse problema vai depender do crescimento dos seus cabelos e do tempo em que seu couro cabeludo levará para se reconstruir. Sabemos que a maior arma de quem faz uma transição capilar é a paciência, geralmente esse é um processo mais demorado do que queremos.

Mesmo que você não passe pelo big chop o seu cabelo pode sim com o tempo passar pelo processo de scab hair após um tempo de transição capilar. Então se você não coloca mais processos químicos em seu cabelo, não usa coloração e ainda sim vê dificuldade em alinhar os fios, definir os cachos,  seu cabelo está poroso, seco, áspero e quebradiço, você pode estar passando pelo processo de scab hair.

NEM TODA CACHEADA EM TRANSIÇÃO CAPILAR PASSA POR ESSA FASE

Olha a boa notícia para quem está querendo passar ou está passando pela transição capilar. Nem todas mulheres (ou homens) sofrem com a ocorrência do scab hair. Não é uma regra e muito menos uma comprovação científica de que quem passa pela transição capilar terá a fase de ter seus cabelos crescendo com o aspecto ruim.

Scab Hair transicao capilar

Qual a principal causa do Scab Hair?

As substâncias presentes nas fórmulas dos alisamentos como Hidróxido de Sódio, Tioglicolato de Amônia, Hidróxido de Guanidina e Carbocisteína alteram a composição química original dos cabelos e consequentemente alcançam o folículo capilar.

Os cabelos que passam por transformações com essas substâncias precisam repor constantemente os nutrientes, vitaminas, sais minerais e água, pois se não repostas os fios já nascem com deficiência não suportam os constantes atritos com secador, chapinha, poluição e outros tipos de desgastes naturais e a consequência será um cabelo opaco, poroso, com quebra e queda desde que nasce e esse estado pode se prolongar por meses mesmo que seja tratado

INVISTA NA HIDRATAÇÃO PARA CUIDAR MELHOR DOS SEUS CABELOS

Dá para tratar o scab hair?

Como vimos nem tudo são flores, o tratamento do scab hair é demorado e o tempo será o maior remédio, você pode procurar ajuda de um dermatologista que irá te indicar o melhor remédio para os cuidados de seu couro cabeludo. Deve sempre cuidar primeiro do couro cabeludo para depois se preocupar com os fios.  O profissional poderá lhe indicar os produtos para que você lave e trate corretamente seus cabelos. Assim conforme seus cabelos saudáveis forem crescendo, você pode ir cortando os fios que estão danificados.

Mas como falamos acima, não precisa surtar, esse problema é passageiro. Tenha paciência e não desista de seu propósito.

Uma dica para um tratamento efetivo de qualquer cabelo e em qualquer fase é a hidratação. Procure seguir um cronograma capilar, procurando nutrir os fios e manter os cabelos hidratados.

E então? gostou de nosso artigo? Já passou por isso ou conhece alguém que já passou? Deixe seu comentário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *