Como perder a timidez para enfrentar os desafios da vida

Descubra como a timidez pode afetar sua vida e conheça modos de superá-la.

Você fica nervoso quando precisa falar em público? Não sabe como perder a timidez? Pois saiba que é possível superar esse medo.

Ser tímido é bastante comum. Diversos momentos podem desencadear o problema – conversas com desconhecidos, reuniões sociais, preocupação demasiada com a opinião alheia e insegurança.

Isso pode ser genético. Psicólogos da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, descobriram que algumas pessoas possuem um componente hereditário que as deixam mais suscetíveis a serem tímidas. Segundo o estudo, quem possui maior atividade mental no lóbulo frontal direito é propenso ao negativismo e ao temor. Saiba como perder a timidez.

Falar em público é um dos maiores medos das pessoas. Foto: iStock, Getty Images

Como perder a timidez: Combata as causas

Apesar de a timidez, em grande parte, surgir de propensões genéticas, é possível contorná-la ainda na infância. Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, fizeram estudos com bebês e crianças em idade pré-escolar e descobriram como perder a timidez por meio da educação. No ambiente familiar, os pais podem estimulá-las a isso.

Segundo os resultados da investigação, as atitudes da família frente a situações de ansiedade e medo da criança determinam se ela será um adulto tímido ou desinibido. Lições emocionais negativas recebidas durante a infância e a adolescência fazem com que os pequenos se tornem sensíveis, isolados e medrosos.

Exigências demasiadas, desconfiança das capacidades, privação de oportunidades, ofensas, rivalidade excessiva, castigos humilhantes, abandono e indiferença são atitudes que colaboram para a timidez no futuro. Por isso, é responsabilidade dos pais, quando percebem que seus filhos são tímidos, combater as causas primárias do problema.

Conheça técnicas para perder a timidez

A vida dos tímidos é repleta de empecilhos que dificultam suas atividades. Entre as principais manifestações do problema, a timidez surge na hora de tomar decisões, de aproveitar oportunidades, de avaliar as próprias capacidades, de interpretar as atitudes e ao expressar opiniões e sentimentos.

É muito importante saber como perder a timidez para conseguir ter melhor desempenho profissional, aceitar bons cargos, escolher bem os amigos e, até mesmo, ter bons relacionamentos amorosos. Conforme a personalidade tímida vai desaparecendo, surge um novo sujeito, com maior autoestima e melhores oportunidades de vida e trabalho.

De acordo com psicólogos, para começar a deixar a timidez de lado, é necessário assumi-la, não tendo vergonha da condição. Depois, é preciso tomar riscos condizentes com as capacidades e as habilidades próprias.

Ter paciência consigo mesmo e prospectar objetivos é fundamental, pois assim é possível avaliar meios de alcançá-los, o que deixa a pessoa mais desinibida.

Outras dicas, que podem ser praticadas a qualquer hora, são anotações num diário, no qual você escreve o que lhe deixa com medo. Isso ajuda a avaliar seus sentimentos. Criar um personagem extrovertido e ensaiar em frente ao espelho também desinibe.

Leituras positivas podem impulsionar você a ser também mais forte e confiante. Além disso, seja simpático sempre e aprenda a dialogar com as pessoas, conversando sobre os mais variados assuntos e demonstrando segurança.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de ficar por dentro de todas as novidades do Aroma de Cachos.

  • I call this my weekend lifesaver.

    temason 3 de outubro de 2018 12:16 Responder
  • Sure, it’s just another prolific kale smoothie recipe!

    temason 3 de outubro de 2018 12:16 Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *