Como eliminar o inchaço na barriga

Um problema que afeta principalmente as mulheres, o inchaço na barriga pode ter diversas causas e ser inclusive ser sinal de alguma doença. Mas, na grande maioria dos casos a principal causa é uma rotina de maus hábitos alimentares, mais especificamente da retenção de líquidos, produção excessiva de gases ou prisão de ventre.

Com algumas mudanças de hábito e alguns cuidados com a rotina de alimentação é possível reverter todas essas situações que promovem o inchaço. Veja só:

Evite bebidas gaseificadas

Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas promovem uma dilatação do estômago, o que causa desconforto e a sensação de que estamos cheios. Os gases presentes nessas bebidas agravam momentaneamente quem já sofrem com o inchaço.

Porém, o consumo constante dessas bebidas, principalmente de refrigerante, pode ser uma das causas do inchaço recorrente, pois elas têm muito sódio em sua composição. E o sódio por sua vez, é um dos principais responsáveis pela retenção de líquidos.

Reduza o consumo de sódio

Sal em exagero pode ser muito prejudicial a saúde

Quanto mais sódio você consome, mais líquido você vai reter. Só que se engana quem acha que o sódio está apenas no sal de cozinha! É importante não exagerar no consumo do sal, mais tão importante quanto reduzir o consumo de outros produtos que são ricos em sódio como:

  • Temperos industrializados (em pó e tablete);
  • Suco em pó;
  • Macarrão instantâneo;
  • Sopas instantânea;
  • Refrigerantes;

Evite alimentos produtores de gás

O nosso organismo tem dificuldade em digerir alguns alimentos, e quando esses alimentos chegam ao intestino eles precisam ser fermentados para que possam ser absorvidos.

E esse processo de fermentação forma gases. Mas, calma! Não precisa parar de comer, evite comer dois alimentos desse tipo no mesmo dia e também comer todos os dias, os principais são: repolho, batata-doce, brócolis, repolho, couve-flor, couve-manteiga, couve de bruxelas,, ovo, feijão e lentilha.

Equilibre o consumo de fibras e líquidos

Uma alimentação rica em fibras facilita a digestão, contribui para um bom funcionamento do intestino e traz diversos outros benefícios. Porém, se o consumo de fibras não vier acompanhado de bastante água o efeito vai ser contrário. As fibras precisam de água para serem boas para o nosso corpo.

No geral, a quantidade de fibras recomendada é de 30g por dia, combinada com a ingestão de dois litros de água. Você encontra fibras são em cereais, farelos, alimentos integrais, frutas e verduras.

Incorpore proteínas magras à dieta

Para reduzir o inchaço, tão importante quanto reduzir o sódio é consumir uma quantidade adequada de proteínas, as proteínas ajudam a eliminar o excesso de água do corpo. O ideal são as proteínas magras, pois as ricas em gordura podem promover um aumento do peso corporal. São boas fontes de proteínas magras:

  • Ovos (cozido, poché, omelete, mexido)
  • Queijos magros (minas frescal, ricota, cottage, mussarela de búfala)
  • Carnes brancas (aves – sem a pele e peixes)

Beba mais chá

Tomar chás vai te ajudar de duas maneiras, você vai aumentar o seu consumo de água e vai ingerir bebidas com ação diurética. Praticamente todos os chás ajudam a eliminar o excesso de líquido e toxinas do corpo, consequentemente reduzindo o inchaço e limpando o organismo. Os chás mais recomendados para essa situação são: chá verde, chá branco, alfafa, chá de cavalinha, cabelo de milho, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão.

 

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