câimbras noturnas

Cãibras noturnas (noturnas) são câimbras que acontecem normalmente durante a noite enquanto você dorme. As contrações, na maioria das vezes nos músculos da panturrilha, mas também às vezes nos pés, aparecem subitamente.

O que são cãibras nas pernas noturnas?

Cãibras nas pernas noturnas são dores que ocorrem nas pernas durante a noite. Eles geralmente causam despertares do sono, mas também podem ocorrer durante a noite durante períodos de inatividade. Essas cãibras ocorrem principalmente nos músculos da panturrilha, mas também podem ocorrer nas coxas ou pés. Cãibras nas pernas noturnas são bastante dolorosas e fazem com que os músculos afetados se sintam tensos ou com nó. Os sintomas podem durar de vários segundos a vários minutos. Também pode haver dor muscular após a cãibra desaparecer. Cãibras nas pernas noturnas são mais comuns em adultos com mais de 50 anos, mas também ocorrem em adultos jovens e crianças. Tanto homens como mulheres parecem ser igualmente afetados.

Quem fica com cãibras nas pernas noturnas?

Qualquer um pode pegar esses tipos de cãibras. No entanto, eles tendem a ser encontrados com mais frequência em pessoas de meia-idade ou mais velhas.

Cãibras nas pernas noturnas são as mesmas que a síndrome das pernas inquietas?

Não. Embora os dois tipos de distúrbios nas pernas tendam a acontecer à noite, ou em repouso, a síndrome das pernas inquietas não causa dor ou cãibras. A síndrome das pernas inquietas é mais um desconforto, ou uma sensação de engatinhar, que resulta no desejo de mover as pernas. Enquanto se move, a inquietação é aliviada, mas o desconforto retorna quando o movimento pára. Isso não acontece com cãibras nas pernas noturnas, onde o músculo tenso precisa ser ativamente esticado para alívio.

O que causa cãibras nas pernas noturnas?

A causa de cãibras nas pernas noturnas é muitas vezes desconhecida, mas alguns casos foram associados a:

  • Sentado por longos períodos de tempo
  • Excesso de esforço dos músculos
  • De pé ou trabalhando em pisos de concreto
  • Sentando-se indevidamente

Cãibras nas pernas noturnas também foram associadas a certas condições médicas e medicamentos. Esses incluem:

  • Gravidez
  • Alcoolismo
  • Desidratação / desequilíbrio eletrolítico
  • Mal de Parkinson
  • Distúrbios neuromusculares ( neuropatia , miopatia , doença do neurônio motor)
  • Distúrbios estruturais ( pés chatos )
  • Distúrbios endócrinos ( diabetes , hipotireoidismo )
  • Diuréticos , estatinas, beta agonistas

Preciso fazer algum teste para avaliar minhas cãibras nas pernas?

Se as cãibras nas pernas forem frequentes e graves, o seu médico poderá pedir trabalho de laboratório para garantir que não haja desequilíbrio eletrolítico.

O que posso fazer para que as cãibras noturnas nas pernas desapareçam se acontecerem?

O alongamento forçado do músculo afetado geralmente é a maneira mais eficaz de aliviar a cãibra. Você pode ser capaz de aliviar a cãibra andando, balançando a perna ou massageando a perna. Banhos quentes ou chuveiros podem ser úteis. Alternativamente, aplicar gelo também mostrou algum benefício.

Quando devo procurar um médico?

Fale com o seu médico se as cãibras nas pernas estiverem afetando sua qualidade de vida; por exemplo, se você tiver cãibras nas pernas freqüentes ou se elas estiverem interferindo no seu sono.

Seu médico perguntará sobre seus sintomas e examinará suas pernas e pés. Eles também podem perguntar se você tem outros sintomas, como dormência ou inchaço, o que pode ser um sinal de que você tem cãibras nas pernas secundárias causadas por uma condição subjacente.

Neste caso, você pode precisar de mais testes, como exames de sangue e urina, para descartar outras condições.

Existem medicamentos que irão tratar cãibras noturnas?

Se souber, tente sempre tratar a causa subjacente primeiro. Suplementos de vitamina E ou complexo de vitamina B podem ser úteis. Suplementos de magnésio também mostraram algum benefício, principalmente em mulheres grávidas. A difenidramina e os bloqueadores dos canais de cálcio podem ser sugeridos pelo seu médico. A quinina foi usada anteriormente para o tratamento de cãibras nas pernas noturnas. No entanto, devido ao seu potencial para efeitos adversos sérios e potencialmente fatais (arritmias cardíacas , trombocitopenia e reações de hipersensibilidade), não é mais recomendado como uma opção de tratamento.

O que posso fazer para evitar que essas cãibras aconteçam?

A maioria dos casos de cãibras nas pernas pode ser aliviada pelo exercício dos músculos afetados. Exercitar as pernas durante o dia muitas vezes ajudará a reduzir a frequência com que você fica com episódios de cãibras.

  • Certifique-se de que você se mantenha hidratado – beba de seis a oito copos de água por dia.
  • Gentilmente, estique os músculos das pernas antes de dormir.
  • Mantenha cobertores e lençóis soltos em volta dos pés para que os dedos não fiquem distorcidos.
  • Use calçados adequadamente ajustados.
  • Passe alguns minutos andando de bicicleta estacionária antes de ir para a cama.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *