Conheça 39 alimentos ricos em estrogênio
Soja é um dos alimentos ricos em estrogênio, conhecido como o hormônio das mulheres.
O estrogênio é um hormônio essencial para a saúde e beleza da mulher. Mas, com a idade, sua produção começa a diminuir. Então que tal conhecer alguns alimentos ricos em estrogênio que podem trazer muitos benefícios para você?

uidados com a alimentação podem manter níveis de estrogênio. Foto: Shutterstock
Alimentos ricos em estrogênio
Deixando de lado os hormônios sintéticos, alguns alimentos podem aumentar as quantidades de estrogênio em seu corpo e deixar você mais relaxada. Confira uma lista completa dos principais alimentos ricos em estrogênio e analise quais se encaixam em seus gostos e dieta.
- Soja
- Milho
- Sementes de linho
- Ervilha
- Feijão
- Centeio
- Trevo
- Erva-doce
- Grão-de-Bico
- Maçã
- Broto de alfafa
- Aipo
- Salsa
- Beterraba
- Brócolis
- Couve-flor
- Cenoura
- Pepino
- Cogumelo
- Couves-de-Bruxelas
- Alga
- Abóbora
- Semente de abóbora
- Semente de girassol
- Azeitona
- Pera
- Ameixa
- Tomate
- Cevada
- Aveia
- Arroz branco
- Ervilha
- Favas
- Feijão vermelho
- Orégano
- Framboesa
- Tomilho
- Açafrão da índia
- Gengibre.
6 dicas para aumentar a produção de estrogênio
1. Alimente-se bem
Comer de três em três horas alimentos saudáveis pode ajudar a aumentar os níveis de estrogênio. Escolha proteínas magras e acompanhamentos com baixa gordura e ricos em fibras. Eles farão com que o seu organismo funcione perfeitamente.
2. Escolha os fitoestrógenos
Eles podem ajudar a equiparar a falta de estrogênio em seu corpo. Para se alimentar com alimentos ricos em fitoestrógenos compre soja, farelos, grãos, frutas, vegetais, ervilhas e feijão.
3. Beba água
Beber água de três em três horas ajuda o seu corpo a funcionar bem. Com a pele, cabelos e orgãos hidratados, você pode se sentir mais disposta para diversas atividades.
4. Largue o cigarro
Além de causar câncer de pulmão, o cigarro pode diminuir as quantidades de estrogênio produzido pelo corpo humano.
5. Converse com sua ginecologista
Ela conhece as suas necessidades e sabe o que pode ser feito para aumentar os índices do hormônio. Converse também sobre os alimentos ricos em estrogênio e analise quais podem ser inclusos em sua dieta.
6. Consulte uma nutricionista
Prepare uma dieta junto a sua nutricionista. Veja os alimentos que devem ser consumidos diariamente para conquistar uma dieta saudável e rica em estrogênio.
O que é o estrogênio?
É o hormônio feminino. Ele começa a ser produzido durante a fase adolescente, quando as jovens começam a notar o crescimento dos seios e de pelos pubianos. Esse hormônio é capaz de mudar a anatomia feminina, as células e também a personalidade da mulher. Ele continua sendo produzido até a menopausa.
Seu papel é fundamental. O hormônio colabora para a textura da pele, o desenvolvimento dos ossos e o equilíbrio das gorduras no sangue. Em baixa dosagem, pode diminuir a autoestima, deixar a mulher depressiva, com medo, ansiosa e irritada.
Gostou das dicas? Então deixe um comentário!